A cesariana em equinos é utilizada para retirar o feto de dentro do útero da égua, é geralmente uma cirurgia fácil tanto para o feto vivo quanto para o feto morto. A cirurgia é realizada objetivando o tratamento de distocia em indicações de gestação bicornual com ou sem flexão do útero;durante o parto quando há a ruptura do útero, laceração grave da vagina ou edema exagerado nas regiões vulvo-vaginal e perineal; má apresentação de membros compridos; torção uterina a termo e em casos em que ocorre o prolapso da bexiga ou do reto.
Para realizar a cesariana com sucesso é preciso tomar os devidos cuidados com a higienização, pois os equinos são animais muito sensíveis a infecções. A cirurgia precisa ser realizada em um centro cirúrgico ou outro local apropriado, redobrando os cuidados com antibióticos e evitando possíveis complicações.
A cesariana pode ser feita através de várias técnicas, como do flanco esquerdo ou direito e ventro-lateral, uma vez que opera o melhor lado que permite acesso ao corno uterino grávido e, ainda a incisão na linha média.
Características de comportamento sexual e organização social nos equídeos. Veja aqui!
Palpação e ultrassonografia aplicadas a reprodução de éguas. Clique aqui!