A habronemose cutânea pode acometer os equinos, asininos e muares, é também conhecida como esponja ou feridas de verão causada por parasitas. O agente etiológico é o Habronemamuscae, Habronemamajus e Draschiamegastoma. A afecção á causada pela reação de hipersensibilidade das larvas na pele, igual o que acontece em alguns tipos de alergias.
A doença pode acometer machos e fêmeas de qualquer idade, porém nos machos o pênis e prepúcio são áreas acometidas com frequência. Os hospedeiros intermediários são as moscas, pois quando as larvas são eliminadas nas fezes as moscas se alimentam e depois depositam novamente as larvas na pele dos animais.
O contágio se agrava porque os cavalos podem adquirir a infecção gástrica pela ingestão de moscas mortas presentes no alimento ou na água. A doença dificilmente leva à morte, mas causa prejuízos estéticos aos animais, gerando depreciação econômica.
Com o desenvolvimento da doença surgem pequenas lesões nas pápulas com centro erodido,que vão crescendo podendo atingir 30 centímetros de diâmetro em poucos meses. As feridas tem aspecto esponjoso, róseo e sangra facilmente.
Fonte: Blog de Medicina Veterinária da Univértix
Seja capacitado a todas as ações de enfermagem nos cavalos. Clique aqui!
Atualiza-se em assuntos regulatórios sobre alimentação animal. Veja aqui!