A Importância da Equoterapia

Estimular o desenvolvimento da mente e o corpo por meio dos cavalos. Este é o objetivo básico da equoterapia, também conhecida como hipnoterapia, que em todo mundo vem ganhando adeptos. Suas atividades consistem em complementar o tratamento de indivíduos com deficiência ou necessidades especiais, tais como síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla e autismo. A especialidade é também indicada para crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, proporcionando excelentes resultados.

Para fazer um tratamento desta natureza é preciso encontrar um local específico, com profissionais capacitados, além da presença de um terapeuta, ou mesmo um psicomotricista ou fonoaudiólogo. O cavalo precisa ser dócil, manso e bem treinado para que o tratamento seja eficaz.

As sessões costumam durar aproximadamente cerca de 30 minutos e são realizadas uma vez por semana.

A equoterapia também pode ser muito útil na fisioterapia, ao promover impulsos ritmados para as pernas e para o tronco do paciente. O cavalo, ao se mover, pode ainda estimular uma série de reações no corpo do paciente. Isso faz com que ele esteja sempre em busca do seu próprio equilíbrio. Podendo ajudar com o tratamento de pacientes com autismo, porque melhora a interação social, a linguagem e a área emocional. A criança passa, portanto, a aprender superar alguns medos, melhora a expressão facial, olha nos olhos e busca fazer amizade com os que estão presente nas sessões.

 

Existem muitos outros benefícios da equoterapia, e este são apenas alguns exemplos. Saiba mais.

Fonte: Tua Saúde