Os cuidados de um cavalo devem começar nos cascos, por isso, a opção e pelo uso de ferraduras, bem como a escolha de seus variados tipos são fundamentais para o bem estar e saúde do animal.
Este item remete ao século II A.C, sendo que deste então não sofreu mudanças tão bruscas no que diz respeito eu sua forma e material. Afixados em formato de U nas patas do cavalo, tem como objetivo principal proteger as solas dos cascos dos impactos, principalmente ocasionados em terrenos mais duros, como os de pedras.
Mesmo assim, apesar desta necessidade, muitas vezes o seu uso é preterido por alguns criadores, causando um mal a estrutura do casco do animal. A ferragem, portanto, é uma base essencial para suportar o peso do animal e proporcionar melhor bem-estar na locomoção.
Existem vários tipos de ferraduras, com materiais distintos e voltados para as finalidades especificas do animal. As convencionais, por exemplo, são feitas de ferro, manualmente por algum ferreiro, e podem ser encontradas nas tradicionais casas do ramo. Sua numeração vai de 0 a 5. Já as de alumínio, industrializadas, com ligas especiais, possuem a vantagem de ser muito mais leve que a de ferro, proporcionando menos esforço ao animal, sobretudo nos esportes. Entretanto, sua durabilidade é menor.
E por fim, as ferraduras de plástico, que podem ser especificamente moldadas para cada tipo de animal, geralmente mais novos. Não se recomenda o seu uso para animais que praticam esportes equestres, por não servirem para este fim específico.
Nunca deixe, entretanto, de contar com um profissional capacitado para indicar e afixar, de forma correta, a ferradura em seu animal, pois o procedimento feito de maneira equivocada pode causar sérias lesões no casco do animal, incluindo infeções mais graves.
Veja quais cuidados podem ser aplicadas em caso de lesões nos cascos dos cavalos. Clique aqui.
Fonte: Equinocultura