Principais Cirurgias em Equinos

O criador de equinos, muitas, está sujeito a ter que lidar com acidentes e doenças em seus animais. São imprevistos que precisam de ações imediatas e direcionadas. Diante destes problemas, é preciso contar com profissionais qualificados, capazes de realizar procedimentos emergenciais que podem determinar os próximos anos de vida do animal, ou mesmo, evitar uma morte.

As cirurgias mais comuns nas clínicas de veterinária, realizada em equinos, são de cólica, redução de fraturas (osteossinteses), traumas articulares, acidentes de transporte e cirurgias eletivas, a exemplo da cirurgia de garganta para pacientes com hemiplegia laríngea (cavalo roncador), artroscopias, cirurgias ginecológicas, extrações dentárias, etc

Em virtude desta demanda, formar profissionais capacitados tem sido o objetivo das faculdades.

É preciso que o bom profissional saiba orientar o manejo, alimentação, treinamento, diagnóstico e reabilitação de cavalos, com conhecimento teórico e capacidade prática para execução desse conhecimento;

Isso, sem abrir mão da ética e bem estar do animal. É preciso ainda que as universidades fomentem a participação dos profissionais na busca de soluções através da pesquisa científica que tragam benefícios para espécie equina.

 

A cirurgia de extração de dentes conta com cuidados para não atrapalhar o animal na alimentação e no desempenho. Saiba mais.
Fonte: Cirurgia em equinos