Os cascos dos cavalos são estruturas biomecânicas que suportam o peso e a tração, além de proporcionarem propriocepção e auxiliarem na circulação sanguínea. São estruturas dinâmicas que respondem a forças internas e externas. Animais com problemas nos cascos geralmente apresentam claudicação com consequente redução do desempenho atlético e de trabalho.
A conformação do casco e o uso de ferraduras alteram a conformação de todo o membro podendo até causar lesões em outras partes do corpo do animal. As ferraduras são utilizadas como uma interface entre os cascos e o solo podendo afetar a concussão, a tração e o potencial de aceleração e desaceleração do animal. As ferraduras quando bem utilizadas atuam prevenindo lesões.
A dor no casco pode ter várias origens, como oriunda da própria parede do casco, da terceira falange e região podotroclear. Quando no exame físico, deve-se observar o seu tamanho, forma e comprimento, além do eixo da quartela. A parede do casco ou tecido córneo podem apresentar rachaduras, laminite, neoplasias e pododermatite.
Sabendo da importância dos cascos para o bem estar do animal, os médicos veterinários e outros profissionais que se relacionam com os cavalos devem sempre estar atentos aos sinais que está passando, pois neles podem estar o diagnóstico da claudicação.
Saiba como diagnosticar e tratar a claudicação em equinos. Clique aqui.
Fonte: PPGCA