Criadores de Cavalo Pampa de todo o Brasil, tem um encontro marcado entre os dias 4 e 7 de julho, na Exposição do Cavalo Pampa Rio de Janeiro. O evento será realizado no Clube Marapendi, situado na Barra da Tijuca. Já a organização ficará por conta da empresa Business e apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa (ABCPampa). As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas através dos seguintes contatos:
Topada Eventos (35) 3343 10 73 – (35) 3343 2195.
Mais informações: Paulino Jones (24) 9275 37 95.
A raça Pampa: A origem do cavalo Pampa remete a meados de 1500, nos EUA, quando o espanhol Hernando Côrtes trouxe 16 animais para a América. Do cruzamento destes, com os nativos mustang, teriam nascido os primeiros cavalos da raça Pampa.
Ao longo dos anos, o cavalo Pampa ficou muito conhecido na mídia de todo o mundo por meio dos filmes de velho oeste, quando guiados pelos índios americanos. Daí a fama de “cavalo bandido”. A história também revela que várias regiões dos EUA, desbravadas pelos índios, só foram possíveis graças aos cavalos selvagens, justamente os Pampas.
No Brasil, não há indicação exata de onde surgiram as primeiras raças, embora haja registros do cavalo pampa na invasão de Pernambuco, pelos colonizadores Portugueses e Holandeses.
O porte, beleza, agilidade e coragem deste animal vêm conquistando a cada dia mais admiradores pelo mundo. Mas é na sua marcha que está todo o diferencial desta raça, bastante aproveitada para o lazer, turismo, cavalgadas e outras finalidades.
Veja técnicas de adestramentos utilizadas que se destacam nesses eventos. Clique aqui.
Fonte: abcpampa