Dentre os capins disponíveis para cavalos, os do gênero Cynodon são os mais indicados por apresentarem boa aceitabilidade e boa cobertura de solo, mas apresentam alto custo de implantação que se dá por meio de mudas.
O uso da Brachiaria é uma alternativa mais barata, mas não pode ser de uso intensivo, máximo de 20 a 30 dias. Este capim apresenta grandes quantidades de oxalato, substância que impede o uso do cálcio disponível na dieta obrigando o organismo a retirar este íon dos ossos.
Devido ao comportamento do cálcio influenciado pela Brachiaria, o animal desenvolve uma patologia denominada de cara-inchada. Esta patologia é caracterizada pelo inchaço dos ossos da face, e este aumento de volume ocorre devido ao depósito de tecido conjuntivo fibroso nas lacunas que se formaram nos ossos pela retirada do cálcio. Animais acometidos com a cara-inchada ficam com a estética deformada, mas sem limitações para o trabalho.
A formulação de dieta no manejo nutricional é essencial para que não prejudique a saúde do animal e não atrapalhe seu desempenho. Saiba mais.
Fonte: Milkpoint