Em tempos de baixas temperaturas é preciso redobrar a atenção com os cavalos, assim como os humanos também podem sentir desconforto com esta estação do ano. Manter os animais em recintos minimamente adequados, contra as correntes de ar frio e chuva, são condições primordiais para a saúde e bem estar do animal.
A alimentação é também outro quesito importante nesta época, já que as pastagens ficam comprometidas em qualidade e quantidade. Por isso o proprietário do cavalo deve garantir uma nutrição extra e balanceada, já que uma alimentação de má qualidade pode inclusive causar cólicas.
O proprietário deve ainda ficar atento a Gripe Equina, Adenite (garrotilho) e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), todas bastante comuns em tempos de baixas temperaturas, sobretudo em ambientes com muitos animais aglomerados. Por isso, a vacinação em dia é essencial, sendo inclusive pré-requisito para que o cavalo possa participar de feiras agropecuárias e outros eventos do setor.
Outra questão importante no inverno diz respeito à pelagem, que pode ficar mais grossa e longa. Neste caso, se for um equino que transpira constantemente, por conta de alguma atividade, ele precisa ter os pelos aparados, já que pelos longos estão mais sujeito às doenças de pele, atraindo fungos e bactérias.
Sobre o banho, o ideal é evitar molhá-lo muito durante o tempo frio. Por isso, escolha um horário do dia mais quente, que beneficiará a secagem do animal. Outra dica é nunca molhar o cavalo depois de uma intensa atividade física, por conta do choque térmico, que pode ser prejudicial.
O bom manejo, portanto, deve levar em consideração cada época do ano, sendo que cada uma requer cuidados específicos.
O manejo nutricional é de extrema importância para garantir a qualidade de vida do animal. Saiba mais.
Fonte: Equo Saúde