A odontologia equina é uma nova área da medicina veterinária. Proprietários estão cada vez mais preocupados em garantir a saúde bucal dos animais. A necessidade do cuidado ondontológico é devida a modificação alimentar na domesticação e confinamento.
O desconforto do animal causado por problemas dentários causa grande estresse e dificulta a doma. A cólica equina e o mau rendimento do cavalo estão diretamente ligados à saúde bucal do animal.
Os problemas dentários mais comuns são:
– excesso de pontas de esmalte que pode lesionar as bochechas e língua;
– maloclusão que é a anormalidade da relação dos dentes superiores com os inferiores, causando pontas de esmaltes, bicos, desnivelamento;
– dente de lobo que pode ferir a bochecha, a língua, causando enorme desconforto ao animal;
– desordem de erupção geralmente é necessário à extração do dente decíduo que causam dores e erupção nos dentes permanentes;
– fraturas dentárias aparecem na cavidade oral dos cavalos, causando dor, podendo acarretar a contaminação da polpa dentaria e formação de abscesso periapical.
É de grande importância à avaliação dentária o quanto antes, a fim de garantir uma boa saúde ao animal e prevenir problemas futuros, o cavalo pode apresentar inúmeras maneiras de reação à dor, os problemas dentários podem interferir no desempenho, no temperamento, na saúde e na longevidade do animal.
Entenda mais sobre a área da odontologia equina e atualize seus conhecimentos. Clique aqui.
Fonte: Tudo sobre cavalos