A rabdomiólise equina, também popularmente conhecida como miosite, mal da segunda-feira, síndrome do cavalo atado, dentre outras nomenclaturas, é uma afecção que ataca a região lombar do animal, afetando parte da musculatura que o impulsiona ao movimento.
Seu surgimento ocorre em virtude de esforços durante os exercícios físicos intensos e muitas vezes por incidências do comprometimento do tecido muscular, como por exemplo, o transporte inadequado ou o uso prolongado de anestesias. O animal portador desta enfermidade apresenta dificuldade de locomoção, dor, tremor muscular e rigidez na região afetada. Em casos mais graves não consegue se movimentar, ficando paralisado.
O diagnóstico pode ser detectado via sinais clínicos e exames laboratoriais, como a biópsia muscular, para ver se a doença foi ocasionada por esforço ou armazenamento de alguma substância. Pode-se ainda realizar o diagnóstico através da palpação, sendo que o paciente apresentará dor variável de acordo com a gravidade.
Um dos tratamentos básicos passa pelo uso de anti-inflamatórios e analgésicos para conter a dor, além de tranquilizantes. Porém, há outras linhas de atuação médica para estes casos, sendo que apenas um profissional experiente poderá indicar.
Essa anomalia pode ser desencadeada por diversos fatores que afetam a estrutura muscular do animal. Saiba mais.
Fonte: Vetsmart