A importância da profilaxia dentária equina

Com o maior rebanho equino da América Latina e o terceiro do mundo, com aproximadamente 8 milhões de cabeças voltadas para diferentes finalidades, o Brasil possui uma expressiva demanda por profissionais da medicina veterinária.

E dentro desta profissão, está a necessidade de especialistas em odontologia equina, já que algumas das principais doenças destes animais estão relacionadas ao sistema digestivo, através de cólicas e outras enfermidades. Estas, por sua vez, estão diretamente ligadas ao bom funcionamento do aparelho bucal, através de dentes saudáveis, que precisam passar por averiguações, limpezas e tratamentos periódicos ao longo da vida.

A mastigação, por exemplo, precisa ser realizada de maneira que os alimentos possam ser triturados para a melhor digestão possível, e assim proporcionar ao animal uma melhor absorção dos alimentos. E com isso, os dentes precisam estar saudáveis e aptos para a função.

O comportamento e desempenho destes animais, sobretudo em competições, vão depender de uma boa saúde bucal.

Sendo assim, um bom suporte dentário, com um profissional capacitado, irá evitar que o animal tenha além dos já citados distúrbios gastrintestinais, a perda de peso, reação à embocadura, descarga nasal, aumentos de volume na face e mandíbula, acúmulo de alimento, dentre outros.

 

Entenda mais sobre a odontologia equina e seja um profissional destaque. Clique aqui.

Fonte: Informativo Equestre