Ozonioterapia consiste em tratamento da medicina veterinária, originária da Alemanha. É obtida através do gás ozônio que é incolor e possui um odor característico, produzido através do oxigênio com o auxilio de um equipamento específico por meio de descarga elétrica.
Esse equipamento foi desenvolvido e começou a ser utilizado para diferentes tratamentos, sendo difundido primeiramente na Europa. O Brasil recebeu esta técnica no ano de 1975, porém, apenas nos meados dos anos 90 é que esta tecnologia começou a agregar os tratamentos no país.
A mistura é realizada por meio de 5% do ozônio e 95% de oxigênio com o auxilio de um aparelho composto por um cilindro formador do gás. Cuidados com os materiais utilizados devem ser tomados a fim de evitar a intoxicação do animal. O ozônio tem ação oxidante no organismo tratando afecções bacterianas, também as causadas por fungos, vírus, além de lesões subcutâneas e cutâneas, sendo analgésica e anti-inflamatória.
O ozônio diminui as negatividades do metabolismo aeróbico e anaeróbico, estudos comprovam a eficácia nos tratamentos laminite em equinos, nesses casos a melhora é significativa em relação à claudicação, garantindo melhor qualidade de vida ao animal, os tratamentos da ozonioterapia devem ser prescritos e acompanhados pelo medico veterinário.
Essa nova técnica pode auxiliar muito o trabalho dos veterinários no tratamento de enfermidades. Saiba mais.
Fonte: Informativo Equestre