Originário da Inglaterra, o Shire vem ao longo dos anos ganhando destaque como o maior cavalo de raça do mundo.
A história deste animal, que pode chegar até dois metros de altura, remete ao período medieval, quando em virtude do seu tamanho e força, transportava com facilidade combatentes com suas armaduras, carregando um expressivo peso e em ambientes considerados hostis, permeados por neve e terrenos irregulares. É capaz, portanto, de carregar cinco vezes o seu peso.
O Shire neste período tinha a função de transportar a nobreza inglesa, além de auxiliar o carregamento nas antigas cervejarias.
Alias, o animal, que chega em média a uma tonelada, é ao mesmo tempo considerado muito dócil, inteligente e obediente, o que o faz diferenciado.
Por conta destas características positivas é um animal de perfil interessante para domadores e para a utilização em terapias alternativas contra o estresse, pois o Shire é capaz de transmitir aos pacientes calma e tranquilidade.
Outro aspecto exótico desta raça são as suas pernas, tomadas por pelos, semelhantes a uma “calça boca de sino”. Possuem ainda olhos grandes, cabeça imponente e crina macia e sedosa.
Atualmente o animal está na lista das espécies em risco e participa de concursos, provas do segmento e tradicionais passeios turísticos, encantando cada vez mais seus admiradores pelo mundo.
Veja algumas técnicas de adestramento dessa raça. Clique aqui.
Fonte: Cavalos do Sul