A osteocondrose é uma doença ortopédica caracterizada pela anormalidade da ossificação do equino durante a sua fase de crescimento. Consiste na “invasão” das cartilagens nos espaços da articulação dos ossos, provocando inflamações e muitas dores, sobretudo nos animais atletas.
As causas dessa enfermidade estão atreladas a vários fatores, como nutrição com excesso de carboidrato, ocasionando aumento do peso e consequentemente maior pressão sobre as articulações, ou mesmo falta de fósforo e cálcio. Outro fator é a genética atrelada à hereditariedade, além de problemas endócrinos, como a produção exagerada de certos hormônios. Há ainda o crescimento muito rápido, que pode causar falha na ossificação. Os traumatismos também estão dentro dos fatores causadores da Osteocondrose.
O diagnóstico é feito por meio da análise dos sinais clínicos, testes de apalpação, exame radiológico, e histórico do animal. Já o tratamento varia de acordo com o grau da doença, podendo passar pelo uso de anti-inflamatórios, corticosteroides, dentre outros, e até mesmo cirurgia em casos mais avançados.
Algumas das principais medidas preventivas a serem tomadas estão relacionadas à alimentação balanceada, um programa de exercícios não exagerados, além de evitar a utilização de reprodução de animais portadores da doença.
Problemas ortopédicos influenciam no desenvolvimento e desempenho dos equinos. Veja aqui.
O manejo nutricional é um fator influenciador nesses casos. Saiba mais.
Fonte: Cirurgia de Equinos