Treinar um cavalo para determinada finalidade esportiva, seja equitação, pólo, hipismo, dentre outras, requer muita determinação por parte do treinador. Este necessita ainda de experiência, perseverança, disciplina e amor à profissão, já que se trata de um processo em longo prazo.
Precisa ainda estabelecer uma forte relação com o animal, de modo que o mesmo possa se acostumar a obedecer aos comandos.
É preciso, durante o contato, que o treinador mostre ao animal que é digno de confiança, ser incisivo sem ser agressivo, e jamais deixar o animal estressado.
Os melhores treinadores do mundo sempre buscaram, durante o treinamento, criar um planejamento bem organizado de aulas, descansos, alimentação, e um sistema de recompensas para toda vez que o animal se sair bem, técnica eficiente e que vem gerando bons resultados.
O bom treinador deve sentir, antes de tudo, o temperamento e inteligência de cada tipo de animal, e assim estipular uma maneira de se comunicar com o mesmo, seja através de beliscões, pequenos empurrões ou até mesmo linguagens especiais.
Estes são apenas alguns exemplos superficiais sobre técnicas de treinamento para equinos, sendo que o assunto é muito mais amplo e detalhado.
Há vários livros, técnicas e cursos sobre o assunto disponíveis no mundo, sendo que o bom treinador deve sempre buscar a ampliação de seus conhecimentos e assim agregar valor a sua profissão.
Seja um profissional qualificado na área de adestramento equino. Atualize seus conhecimentos na prática. Clique aqui.
Fonte: Wiki How