Uma doença que impede os equinos de enxergarem, sobretudo durante o período da noite, embora também haja relatos que isso ocorra durante o dia, a Cegueira Noturna Congênita Estacionária (CNCE) é uma enfermidade que pode atingir todas as raças de equinos.
O motivo da doença, de acordo com especialistas, está intimamente relacionada a fatores hereditários, sendo que a situação leva os animais a um estado constante de estresse, por conta do medo e da insegurança.
O diagnóstico da doença é realizado através do eletrorretinograma, o qual faz um mapeamento das condições do olho por meio de testes com flashes de luz, com o intuito de se verificar o reflexo e as reações do animal.
Ainda não se sabe exatamente os medicamentos para a cura da cegueira noturna. É possível que, mesmo com a doença, o equino viva bem, entretanto é recomendável que se faça algumas adaptações necessárias no ambiente em que o animal estiver, com o objetivo de evitar que o mesmo corra alguns riscos.
Um exemplo é não deixar objetos pontiagudos, latas, dentre outros, para que no escuro o animal não venha a se ferir. Outra dica é deixar água e alimentação em quantidade abundante e em uma base de preferência pesada, para que animal não a derrube e fique sem se hidratar.
É importante que durante a noite se evite cavalgar com esses animais, por motivos óbvios, já que isso pode colocar a integridade física tanto do homem quando do animal em jogo.
Estas são apenas algumas dicas importantes, sendo que o animal com cegueira noturna precisa contar com cuidados especiais.
Conheça alguns equipamentos utilizados para cuidar da saúde do equino. Veja aqui.
Fonte: Portal da Educação