A importância da fibra na dieta dos equinos

Não basta que a alimentação dos equinos contenha apenas os chamados volumosos, ou seja, os vegetais. Um animal que necessite ter um desempenho satisfatório, sobretudo se este for realizar longos trajetos, ou mesmo se for um cavalo atleta, precisa contar com uma série de outros nutrientes.

As fibras são um exemplo. Elas desempenham uma função indispensável, que garante as funções digestivas e energia para o animal. A substância é de grande importância ainda no aspecto neurovegetativo.

Por isso, é importante que a alimentação equina contenha uma quantidade mínima destas matérias secas por dia. 

O aparelho digestivo do cavalo possui especificidades diferentes de outros animais, como o tamanho do estômago, considerado pequeno.

A alimentação aos poucos, ao longo do dia, sem abrir mão da qualidade dos nutrientes é fundamental. Não é aconselhável jamais que ao animal se alimente em grandes quantidades, sob o risco de desenvolver problemas estomacais.  

Desta maneira, vale a pena contar com a orientação de um profissional da medicina veterinária, especializado em nutrição. Somente ele poderá dizer com propriedade sobre as concentrações específicas, quantidades, e todas as dicas de manejo deste tema tão importante para a saúde dos animais.

 

Atualize seus conhecimentos sobre a nutrição equina e seja um profissional destaque na área. Clique aqui.

Fonte: Informativo Equestre