Urólito em equinos

Popularmente conhecido como cálculo urinário, o urólito em equinos consiste na formação de pedras caracterizadas por substâncias minerais em alguma parte do sistema urinário, geralmente na uretra ou bexiga.

Estas pedras, que podem ter vários tamanhos, geralmente causam cistite, desconforto abdominal, dor durante ao urinar, dificuldade para trotar, emagrecimento, dentre outros sintomas.

Em casos mais sérios o animal pode inclusive ter o impedimento da urina através da uretra, por conta da obstrução de alguns canais.

O tratamento pode ser variado, sendo o mais conservador com o objetivo de promover um melhor conforto ao animal, por meio de drogas antiespasmódicas, dentre outros.

Palpação retal é aconselhada para o diagnóstico, visando também os sinais clínicos, sendo desaconselhável para estes casos a ultrassonografia, cujo resultado pode ser alterado por conta da desidratação e gases intestinais.  

A cistotomia é uma forma de tratamento mais incisivo, que tem como objetivo a retirada do cálculo por meio de um processo cirúrgico, sendo adotado em último caso.

 

Em casos de intervenção cirúrgica são indispensáveis o uso da anestesia e o auxilio de profissional qualificado na área. Clique aqui e se atualize.

Fonte: Portal Educação