O dito popular “a saúde começa pela boca” vale também para os equinos, sendo a odontologia de rotina muito importante para a qualidade de vida e desempenho destes animais.
Apesar de ser uma área ocasionalmente negligenciada pelos proprietários dos animais, quase sempre descobre-se que a origem dos problemas e doenças podem estar totalmente relacionadas aos dentes.
Dentes inflamados, por exemplo, podem causar queda no desempenho do equino em competições, perda de peso por conta da menor alimentação, e problemas no aparelho digestivo, em virtude da má trituração dos alimentos.
Aliás, os equinos mastigam quase que diariamente, o que é mais um motivo para garantir a saúde bucal dos mesmos.
Há sinais importantes que indicam que o animal precisa ser submetido a um exame odontológico completo, tais como: devolução das comidas mastigadas ou dificuldade de engolir, porções sólidas e grandes nas fezes, movimentos com a cabeça durante a mastigação, dificuldade respiratória, perda de peso, postura diferente durante a equitação, dentre outras.
É importante que o animal seja submetido a exames de rotina, com um profissional especializado sobre o assunto, já que estes sinais citados acima ocorrem quando o animal já está com o problema em estágio avançado.
Entenda mais sobre essa área que vem crescendo no mercado e seja um profissional capacitado no assunto. Clique e confira.
Fonte: Luiz Rapp