A raça do Árabe puro-sangue provém de regiões do Oriente, criadas em zonas desérticas ou semidesérticas, é uma raça muito antiga e ainda gera debates sobre sua origem. Sabe-se que os cavalos árabes são país de todas as outras raças de cavalos modernos pois, o Árabe de puro-sangue foi utilizado durante tempos para melhorar e afinar muitas raças.
Os cavalos dessa raça são velozes e robustos, a vida ao lado dos beduínos os fez especialistas em corridas de longas distâncias em pouco tempo. Também são manejáveis, valentes e resistentes, tem pele muito fina, porte de145 a155 cmem média e a sua pelagem pode ter qualquer tipo de cor, porém o preto é raro de encontrar. As características que mais se destacam são o pelo sedoso, o pescoço arqueado com uma cabeça expressiva e um perfil côncavo. O peito é firme e descoberto, as costas são mais curtas e amplas e a traseira é alta e firme.
Com todas essas características, os cavalos da raça Árabe se destacam no esporte como ótimos competidores nas provas de salto de obstáculos.
Fonte: Mundo Entre Patas
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça os Cursos de Inseminação Artificial em Éguas e Coleta, Avaliação e Criopreservação de Sêmen em Garanhão
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais
A marcha do cavalo é definida pelo código genético de cada raça