32º Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Os cavalos da raça mangalarga marchador são animais de marcha elegante e que movimentam um mercado milionário. Acontece anualmente em Belo Horizonte a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, na competição são avaliados quesitos como beleza, naturalidade ao andar, diagrama de marcha (movimento específico da raça), facilidade de locomoção e qualidade de montaria.

A competição é a prova mais importante da raça no Brasil, e para alcançar resultados durante o torneiro o treinamento dos animais é intenso e cheio de detalhes envolvendo grande número de profissionais, tendo o ferrador papel importantíssimo no preparo.

Durante o evento os expositores fazem de tudo para levar o seu representante à vitória, o tratamento no haras improvisado é atencioso, o banho com produtos especiais é dado, a alimentação de qualidade e água é oferecida. Os cuidados com espora e sela também são feitos. Depois de todos os preparos é hora de apresentar o animal na pista.

Os produtores da raça, dependendo do uso do animal (passeio, lida no campo ou competição), chegam a gastar entre R$ 200,00 a R$ 3.000,00 mensalmente.

A 32º Exposição tece início no dia 17 de junho e vai até o dia 27 de junho. O maior eventos de equinos da América Latina de uma mesma raça, mangalarga marchador, conta com a participação de 300 associados expositores das diversas regiões brasileiras e com mais de 1.000 animais inscritos nas várias modalidades de julgamentos e leilões.

Fonte: CRMV – MG

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos