Join-Up é o momento em que o equino está disposto a se comunicar com seu domador. Especialistas nessa metodologia explicam que o cavalo reconhece quem é o líder (o homem) de um rebanho de dois membros, no caso, você e o cavalo. Ou seja, o homem passa de predador para “assumir” o papel da égua matriarca no rebanho. É uma parceria de 50/50, significando o dar-se a atenção máxima e ambos estarão querendo também encontrar-se no meio do caminho.
Fixando os olhos no cavalo, mantendo o animal que está trabalhando longe, faz com que o equino fique atento aos movimentos do homem, sentindo-se sobre pressão e logo após começa a fugir por seu instinto natural. Em campo aberto ele se afasta a uma distância aproximada de 400 metros, até que tenha como reavaliar a situação e então tentar se comunicar.
Já no redondel, a aplicação do momento de pressão que o homem faz é em um local fechado. Próximo do homem, o cavalo agora sem chances de fuga, tem que fazer a opção fuga (conversa) ou defender-se (atacar), quando normalmente a comunicação acontece de forma muito rápida, entre 30 minutos e 90 minutos. Durante esse tempo o cavalo mantém sua orelha em direção ao homem, mostrando respeito.
Fazer o sinal de mastigar significa que o cavalo diz que é um herbívoro. Este sinal pode também ser uma evolução de outros gestos mostrados por cavalos novos ao aproximar de um cavalo mais velho. É um gesto muito submisso e permite que o cavalo mais novo sinalize seu tamanho pequeno e isso não deseja nenhum dano ao cavalo mais velho.
O cavalo pode então deixar cair sua cabeça rente ao chão, e andando no circulo. Este é um gesto de submissão, neste momento pode ser feito o convite para contato no meio do redondel, se nós o chamarmos neste momento para uma reunião para discutir esta situação, ele deixará você ser o chefe. O momento ao convite é conhecido como momento Join-Up.
Fonte: Jornal do Brasil
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos
Filtro Coletor para TE WTA
Por: R$ 15,90
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Dicas de economia nos cuidados com equinos